Nome Científico: Anthurium Andraeanum.
Nome Popular: Antúrio.
Características:
Planta muito ornamental, ideal para ambientes protegidos como varandas ou jardins de inverno. Muito utilizada em decorações e arranjos florais como flor de corte. Possui excelente durabilidade e fácil manutenção.
Porte: De 30 cm a 1 m de altura.
Ciclo de vida: Perene.
Flores: Suas flores são brancas, cremes ou esverdeadas, formadas na primavera e verão e ornadas por espatas sulcadas em diversas cores de acordo com a variedade hortícola.
Necessidades básicas:
Iluminação: Deve ser mantido a meia sombra, evitando a luz direta do Sol nos horários mais intensos. O melhor horário é entre 7 e 10 horas da manhã e à tarde depois das 14 horas.
Rega: O solo deve ser mantido úmido, regando dia sim dia não. Porém sem encharcar. Pulverizar as folhas com água durante o alto verão.
Substrato: Terra rica em composto orgânico e boa para drenagem. A mistura de solo indicada para o plantio é a seguinte: Uma parte de terra comum, uma parte de terra vegetal, duas partes de composto orgânico.
Adubação: A cada dois meses deve-se colocar o adubo NPK 10-10-10.
Cuidados:
Poda: Não é necessário fazer poda, porém é interessante sempre fazer a limpeza do vaso retirando folhas secas com uma tesoura ou estilete .
Método de propagação ou replante: Multiplica-se pelas mudas laterais e por divisão do caule, nesse caso é só retirar as mudas laterais com cuidado e plantar em substrato rico em composto orgânico mantendo o solo sempre úmido.
Dados extras: O Antúrio não suporta temperaturas baixas no inverno.
Suas folhas e flores soltam “leite”, que pode provocar irritações na pele, bem como mal estar, caso consumido. Como qualquer outra planta ornamental não é própria para consumo, oferecendo riscos à saúde de humanos e animais.