Fazemos tudo com flor & amor

Hortênsia

Aqui você encontra tudo o que precisa saber para cuidar e florescer seu produto da melhor maneira possível. Aproveite!

Nome Científico: Hidragea Macrophylla.

Nome Popular: Hortênsia, Hidrângea ou  Rosa-do-Japão.

Características: Arbusto muito variável, originário da China e Japão de folhagem e florescimento decorativo. Existem três grandes grupos hortícolas: Japonica, Hortênsia e Stellata, cada um com numerosas variedades.

Porte: Chega a atingir de 1m a 2,5 m, quando cultivada em jardim.

Ciclo de vida: Perene

Flores: Flores numerosas, compactas formando grandes cachos nas cores branca, rósea ou azul.

Necessidades básicas:

Iluminação: Preferem sol pleno em regiões frias e meia sombra em  regiões de clima quente.

Rega: É necessário regar 3 vezes de por semana nos meses quentes 1 vez por semana nos meses frios.

Substrato: Pode ser utilizada uma mistura de 2/3 de terra vegetal e 1/3 de areia fina para promover uma boa drenagem.

Adubação: Adubar 1 vez por ano com farinha de osso, farinha de peixe ou torta de algodão. Pode se usar fosforita, superfosfato e termofosfato ou NPK rico em P (fósforo).

Cuidados:

Poda: Deve-se manter o vaso e os canteiros sempre limpos, retire folhas    e flores secas e amareladas, conservando a planta bonita e saudável.

Método de propagação ou replante: É realizada através de estacas, obtidas a partir de ramos sadios, geralmente após o florescimento. As estacas são pedaços de aproximadamente 20cm, cortados de ramos com diâmetro em 1 a 1,5 cm. O corte da base é feito em bisel, abaixo de um nó ou gema e o da ponta também acima de um nó; ter cuidado de retirar as folhas da base deixando-se somente 2 ou 3 da parte superior. São colocados para enraizar dentro de estufas, local telado ou em canteiros a pleno Sol. Deve ser cultivada de maneira que as folhas fiquem expostas, evitando o contato com o substrato. Após 30-90 dias as estacas estarão com brotos, realizando-se então a transferência para recipiente individual ou canteiros.

Dados extras: A Hortênsia é uma planta rústica que exige poucos cuidados. Pertence é família das saxifragáceas e é um arbusto. As flores são agrupadas em hastes florais e florescem na primavera e verão. São predominantemente azuis.

Curiosidades: O mistério das hortênsias

Muitas pessoas reclamam que adquirem mudas de hortênsia de determinada cor e, com o passar do tempo elas mudam de cor: de azuis, as flores se tornam cor-de-rosa ou vice-versa. Por que isso acontece?
Na verdade, o índice de acidez e alcalinidade do solo pode realmente alterar a coloração dessas flores. O mistério funciona mais ou menos assim: em solos ácidos, ou seja, com pH abaixo de 6,5, surgem flores azuis; já em solos alcalinos, com pH acima de 7,5, surgem flores rosadas e até brancas. Podemos alterar o grau de acidez ou alcalinidade do solo, para determinar a cor das hortênsias, mas isso somente deve ser determinado por um profissional após fazer uma análise do solo em questão.

Para obter flores azuis, por exemplo, recomenda-se regar o canteiro duas vezes por ano com a seguinte mistura: 20g de sulfato de alumínio (pode ser substituído por pedra ume) diluído em 10 litros de água. Existe também a velha “receita da vovó” para intensificar o tom azul-violeta das hortênsias: colocar de molho em água alguns pedaços de palha-de-aço usada e depois aplicar a “água enferrujada” nas regas semanais das hortênsias, alternando com outras regas normais.

Para obter hortênsias cor-de-rosa, faça inicialmente uma poda na planta, para ajudar a eliminar parte do alumínio contido nas folhas. Depois, transplante-a para um novo canteiro, já preparado com 300g de calcário dolomítico por m2. Atenção se for usado calcário de concha as flores ficarão rosadas, mas isso não pode ser aplicado em vasos, somente em canteiros.

De qualquer maneira o ideal é consultar sempre um profissional para que este faça uma análise de suas plantas e recomende qual é o produto a ser aplicado.

Aproveite todo nosso conteúdo

Cuidados Básicos

Violeta

Nome Científico: Saintpaulia ionantha. Nome Popular: Violeta, Violeta africana. Características: É originária das montanhas de Tanger, na África do Norte. Por isso ficou popular como

Saiba mais »
Cuidados Básicos

Phalaenopsis

Nome Científico: Phalaenopolis x Hybridus. Nome Popular: Phalaenopsis. Características: Herbácea híbrida, rizomatosa, muito florífera, de origem complexa, na qual participaram várias espécies originárias da Polinésia,

Saiba mais »
Cuidados Básicos

Lírio

Nome Científico: Lilium Pumilum / Lilium Speciosum Nome Popular: Lírio Asiático e Lírio Oriental. Características: Herbácea bulbosa, ereta, não ramificada. O Lírio Asiático (Lilium Pumilum)

Saiba mais »